Este é nosso último post da série sobre a Transformação Ágil na Rumo Soluções, neste post vamos contar um pouco desta mudança sob a ótica do 4º valor do Manifesto Ágil.

Então vamos falar um pouco sobre como estamos valorizando “Responder a mudanças mais que seguir um plano”. E este é especial pois abraça todos os valores anteriores e encerra este ciclo do processo da transformação ágil para passarmos para o processo permanente de melhoria contínua.

Quando comecei a escrever sobre nosso processo de transformação ágil, eu nem imaginava que este o último post que havia planejado seria tão conectado com os anteriores. Digo isso pois cada mudança descrita até agora, foi basicamente o pilar de sustentação para que pudéssemos de verdade chegar até aqui e de fato valorizar as mudanças mais que seguir um plano.

Mudanças são inevitáveis, sabemos disso. Que o mundo está em constante mudança não precisamos nem comentar e que as mudanças acontecem cada vez mais rápido também não precisa comentário. Mas saber lidar com elas, e ajudar a promover essas mudanças como oportunidades, isso sim virou o desafio.

Para explicar como passamos a valorizar mais as mudanças, vou conectar com o “como” estamos fazendo isso através de cada um dos valores anteriores pois foram eles que viabilizaram acreditarmos nas mudanças. De verdade, valorizar mudanças se tornou quase natural com toda essa transformação ágil. Por isso, segue os tópicos por valores:

  • Valor Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos: Quando reescrevemos nossos contratos, fizemos isso por quê acreditávamos que nossos clientes mereciam enxergar (e priorizar) melhor as oportunidades que surgem no desenvolvimento do software com o crescimento do conhecimento do projeto, e essas oportunidades sempre são mudanças e merecem ser aproveitadas.
  • Valor Software em funcionamento mais que documentação abrangente: Quando adotamos práticas de DevOps, práticas ágeis de levantamento de requisitos e boas práticas de documentação de software, fizemos por quê trouxe mais fluidez nas entregas de software permitindo entregas mais rápidas.
  • Valor indivíduos e interações mais que processos e ferramentas: Quando assumimos a valorização priorizada nas pessoas conseguimos time mais motivado com uma visão mais clara de um propósito verdadeiro em entregar valor para os projetos. E hoje por causa disso todo o time enxerga que essas mudanças são bem-vindas, e até incentivadas quando oportunas.

O resumo disso tudo é que boas práticas de desenvolvimento de sistemas aliadas à uma metodologia ágil tem formado mais do que times de alta performance, mas sim entregas de alto valor para nossos clientes. E isso foi o que fez brilhar nossos olhos, pois hoje mudanças são enxergadas principalmente como oportunidades.

Por fim, mantendo o padrão desta série de finalizar com um princípio do Manifesto Ágil deixo aqui um que reforça o valor compartilhado aqui.

“Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.”.

 

Bruno Heringer

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *